O rio corre ao contrário

«Foi aqui que os dois viram e ouviram o movimento, lento e profundo, seguindo para leste, contra a corrente, no fio da superfície ainda rígida ( – O rio corre ao contrário – disse serenamente um dos forçados), um movimento vindo de baixo com um cavo e débil rumor subaquático, que ressoava – embora nenhum deles no camião fosse capaz de fazer tal comparação – como um comboio do metropolitano ao passar debaixo da rua, o que revelava uma terrível e secreta velocidade.

Era como se a própria água se compusesse de três camadas separadas e distintas. A superfície branda e desapressada levava uma babugem espumosa e destroços miniaturais de raminhos, evitando, como por um cálculo perverso, o jorro e a fúria da própria enchente. Sob esta, por sua vez, esgueirava-se o ribeirinho de origem, murmurando na direcção contrária, correndo despreocupado e sem empeço ao longo do curso estabelecido para servir os seus fins liliputianos, tal como um carreiro de formigas entre os carris por onde passa um expresso, que as deixa despreocupadas com o seu poder e a sua fúria, como se Saturno fosse varrido por um ciclone. (…)

Então o forçado esgrouviado deu conta de outro som. Não o ouviu logo à primeira. Subitamente teve consciência de que sempre o ouvira, um som tão fora do alcance da sua experiência e dos seus poderes de assimilação que o olvidara até esse momento, tal como uma formiga ou uma pulga ignora o som da avalancha que a arrasta. (…)

– Que é isto? – perguntou o forçado. Um negro agachado junto de uma fogueira respondeu-lhe:
– É ele. É o Velho Homem!».

– William Faulkner, “The Old Man”, p. 47-48, p. 61.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s