A pé

“Olho vivo e pé ligeiro”.

– Provérbio

Os Tarahumaras, corruptela de tarámuri ou rarámuri, que significa “plantas do pé corredoiras” ou “os dos pés ligeiros”, devem o seu nome à actividade mais antiga da sua cultura: correr.

…………………………………………….

«E ouso dizer que as linhas que eu tracei com os meus pés no chão, caminhando para o museu, são mais importantes do que as linhas que irei encontrar nas suas paredes internas.»

– Friedensreich Hundertwsser, “A linha reta leva ao declínio de nossa civilização”, 1953.

…………………………………………….

«Dizia São Francisco de Assis que andar a pé é uma forma de orar.»

– Tolentino Mendonça

…………………………………………….

Na língua indo-europeia, o sufixo -ko significava ‘afectado, ferido’, pelo que se chamava menko à ‘mão ferida’, tendo originado o latim mancus, ‘falto de mão’, e, mais tarde, o português “manco”.

Do mesmo modo, a raiz ped, ‘pé’, se uniu ao sufixo -ko, formando pedko, ‘pé falho, defeituoso’, que evoluiu para o latim peccus e originou o verbo latino peccare, ‘pecar’, e o termo latino peccatum, ‘pecado’, condição que derivaria de se estar entrevado de pés.

…………………………………………….

«Estar o menos possível sentado; não confiar em ideia alguma que não tenha surgido ao ar livre e, quando caminhamos, em nenhuma ideia na qual os músculos não tenham festiva parte. (…) A sedentaridade – já uma vez o disse – é o autêntico pecado contra o Espírito Santo. (…) O ritmo do metabolismo está em relação com a agilidade ou o embaraço dos “pés” do espírito; o próprio espírito nada mais é que uma forma deste metabolismo. (…) A ignorância “in physiologicis”, o maldito “idealismo”, é a autêntica fatalidade da minha vida, é o que há de dispensável e estúpido, coisa da qual nada de bom surgiu e para a qual não existe compensação alguma.»

– Nietzsche, “Ecce Homo”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s