A linguagem dos átomos

Final de “Através das oliveiras” (1994) de Abbas Kiarostami.

O plano final do filme “Através das oliveiras”, de Abbas Kiarostami, exprime o caminho que dois átomos fazem, antes e depois da determinação pelo discurso.

A sequência começa com Hossein acusando Tahereh de não lhe responder ou de não ter língua. Enquanto esse estado ambíguo se mantém, o magnetismo de um átomo pelo outro persiste: uma atracção fora da linguagem verbal.

No entanto, essa relação vai alterar-se e a ambiguidade vai ser destruída – pouco importa se por um “sim” ou por um “não”, uma vez que, quer uma resposta, quer outra, reduzem a ambivalência inicial a uma valência numericamente inferior (a de-cisão por uma das duas alternativas possíveis).

Em determinado ponto, os dois átomos parecem sobrepor-se, mas ainda é apenas uma ilusão óptica causada por um ângulo do percurso, visto a partir da distância.

O que demonstra ao espectador que a verbalização se efectuou é um acontecimento singular com duas componentes:
– primeiro, o átomo precursor estaca por breves instantes;
– segundo, o átomo seguidor imita-o, mas depois inverte a sua direcção e, determinado, começa a afastar-se.

Tudo se processa como num solstício: atingido o limite, o ponto do zénite máximo, o sol estaca e inverte o seu movimento, do ponto de vista do observador.

O que a ausência de discurso alimentava, a sua presença subtraiu inexoravelmente. O dis-curso vai realmente fazer dis-correr o curso ou percurso: os dois átomos que até então seguiam no mesmo sentido, a partir desse momento determinante (o verbo), vão tomar rotas separadas.

Que um plano mudo (com excepção da música de fundo) seja capaz de nos falar desta forma – nele reside o talento do realizador.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s