Miasmas

Conheço-os demasiado…

Para provar a superioridade da vida em cativeiro, retiram os elefantes e as baleias das estatísticas, focam-se nos pequenos mamíferos que, obviamente, dada a sua dimensão, notam menos a perda de espaço e de circulação. Destacam-se as espécies mais domesticáveis, mais convenientes aos propósitos do “Senhor seu Deus”. Mas é conhecido que, mesmo nesses casos, o registo de mortes nos zoos (o apartamento privado de cada um é um) é subestimado e que a avaliação dos factores de senescência peca por defeito (stress? obesidade?). Digam o que disserem: um “zoo” está muito longe da “zoe”. Está mais perto da “bios”…

Não é também assim que se fabricam as estatísticas para enaltecer a medicina de cativeiro para humanos? O envelhecimento passivo como a cereja no topo do bolo. Narciso, em vez de Goldmundo. O vivido dos Papas preferido à Vida artista. Sempre o mesmo culto da letargia macilenta, dos miasmas sobre o pântano estagnado. Náusea.

Um proteccionismo que mata. De que se protege? Das forças!

Que importa? Contanto que se prolonguem as funções do organismo/mecanismo… E, no entanto, não tem nada de excepcional. O médico, inter-mediário por excelência, aproveita-se de mérito alheio. Os limites de resistência do material estão determinados, dentro de uma certa margem que varia conforme uma boa ou má gestão. Um dobrador de papel experiente sabe dentro de que limites o papel rompe. Então, o médico recomenda: pulverize-se com goma o papel, que se conservará por mais tempo. Mas logo o dobrador se queixa: o papel agora perdeu toda a sua anterior flexibilidade, como farei as minhas dobras sem o romper? E o médico responde: não o dobre. E o papel ganha em conservação o que perdeu em potência.

Oh, conheço-os demasiado…

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s